Sunday, August 13, 2006

Desenvolvimento Muscular

Basicamente dentro do universo das actividades físicas temos dois objetivos diametralmente opostos: ganho de massa muscular e perda de gordura corporal.

Para atingirmos o máximo desenvolvimento muscular nós deveremos atender estes dois objetivos. Porém isto não ocorrerá simultaneamente e deveremos adoptar abordagens distintas em relação a dieta e ao programa de exercícios afim de satisfazer estes objetivos.
Apesar destas diferenças alguns factores são de extrema importância para ambos propósitos:

a) Genética: Determina os limites máximos de todas as nossas capacidades e características.

b) Sexo: As mulheres apresentam níveis de testosterona (hormônio anabólico natural) menores que os homens. Elas possuem aproximadamente 1/10th das quantidades encontrados em indivíduos do sexo masculino e devido a isto possuem um percentual de gordura corporal mais elevado e uma quantidade de massa magra menor que os homens.

c) Idade: Com o decorrer do processo de envelhecimento o nível dos hormônios anabólicos sofre um grande declínio o que afecta entre outros a velocidade do metabolismo. Isto facilita o acúmulo de gordura corporal e dificulta o ganho de massa muscular.

d) Estilo de Vida: Os níveis de stress, a quantidade diária de sono e as flutuações do estado emocional que experimentamos em nosso dia-a-dia serão particularmente significantes para o processo de desenvolvimento muscular. Pois estes fatores afectam directamente o equílibrio do organismo.

e) Dieta e Suplementação: Fundamentalmente, para perdemos gordura necessitamos de menos calorias do que o organismo necessita para estar estavél e para ganharmos massa muscular de mais calorias que este nível de estabilidade. Apesar de parecer simples, a ingestão da quantidade correcta de calorias e a divisão destas entre carbohidratos, proteínas e gorduras são essenciais para o máximo sucesso possível. Os suplementos irão complementar a dieta optimizando os resultados e evitando a possibilidade de deficiências em certos nutrientes.

f) Treino: A dose correcta de exercícios aeróbios, musculação e exercícios de flexibilidade fornecerão o estímulo adequado para que o organismo realize as adaptações desejadas.

Destes fatores é possível controlarmos ao menos três: Estilo de Vida, Dieta e Exercícios.

No comments: